Meio Ambiente

Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, a empresa busca alternativas para conciliar o beneficiamento de produtos de alto valor nutritivo com a conservação dos recursos naturais locais. A planta industrial está sendo elaborada de acordo com princípios de Qualidade e Sustentabildiade.

A fábrica da Quatrelati contará com tecnologias modernas e adequadas em suas linhas de produção, inseridas em um plano de Produção mais Limpa (P+L), que visa à aproximação da empresa com o desenvolvimento sustentável.

Aproveitamento de água da chuva, cogeração de energias renováveis, reúso de água de processo, restauração de mata ciliar e compostagem de resíduos orgânicos – são alguns exemplos de medidas ecológicas que estão sendo planejadas para o empreendimento.

Para suprir a demanda de água, em qualidade e quantidade necessárias à indústria, será construída no terreno uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Já as águas servidas, incluindo os efluentes da fábrica e os esgotos sanitários do prédio administrativo, dos vestiários e do refeitório, serão encaminhadas para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), onde receberão o devido tratamento, antes de retornarem ao meio ambiente.

Referente à principal matéria prima, o soro do leite, em muitas indústrias de laticínios este produto é descartado como um resíduo, transformando-se em um agente altamente poluidor à natureza. Portanto, com o intuito de promover a evolução da cadeia produtiva de derivados lácteos, conservar o meio ambiente e agregar alto valor nutritivo e comercial ao “soro doce“, a empresa Quatrelati Alimentos beneficiará este sub-produto, proveniente de indústrias de laticínios instaladas no entrono do município de Patrocínio/MG.